
Educação

Música na infância e seus benefícios
A estimulação musical na infância traz inúmeros benefícios. Nos primeiros anos de vida até os cinco anos mais ou menos, a música pode ser introduzida com o propósito de desenvolver as capacidades psicomotoras, expressivas e musicais. Além de relaxar a música também serve para promover a comunicação, o relacionamento, o aprendizado, a mobilização e a expressão da criança.
A música é a combinação de três elementos: melodia, ritmo e harmonia. Porém desde quando estamos dentro do ventre da nossa mãe temos a nossa primeira experiência musical. As batidas do coração da mãe, o fluxo sanguíneo, a voz da mãe e até mesmo sons externos ao ventre são percebidos pelo bebê.
Muitas mães relatam que ao colocar uma música o bebê começa a mexer ou fica quietinho dentro da barriga.
Thomas Verny, psiquiatra canadense em seu livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, relata que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos como por exemplo reagir ao toque e ao barulho. Para Verny, a vida começa bem antes de nascermos. A vivências intrauterinas e as primeiras impressões do bebê são elementos que marcam e que constituem informações definitivas no hemisfério cerebral direito (é o lado do cérebro onde se localizam as habilidades sócio afetivas, como interação social, habilidades emocionais e capacidade de perceber o contexto das situações do dia a dia).
A música é uma linguagem universal (Jeandot, 1997, p.12). Ela está presente no cotidiano da criança, sendo desta forma, uma atividade indispensável no processo de desenvolvimento e cognição infantil. Estudos indicam que além contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem, ela também potencializa a memória, a imaginação, a linguagem, a atenção e outras habilidades, estimulando o processo sensório-motor e ainda proporciona prazer para a criança.
Seja a música erudita, popular, folclórica ou religiosa não importa qual grupo ou estilo, o importante é a estimulação através da boa música. Faça o teste, dentro ou fora da barriga o seu bebê vai adorar. E mais a frente com certeza você terá muitas histórias para nós relatar.
Por Lídia Valões